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quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Táticas e estratégias de negociação III


Táticas e estratégias de negociação III

Negociar é uma atividade que faz parte do nosso dia-a-dia. Negociamos a toda a hora, a todo o momento em diversas situações, em casa, na escola, no trabalho, com os filhos, com os pais, com os colegas de trabalho.

Estamos apresentando, este trabalho com dicas sobre táticas e estratégias de negociação.

Espero que vocês possam aproveitar nas diversas negociações que acontecem diariamente em suas atividades.

Dez dicas sobre táticas e estratégias de negociação:

  1. Tudo é negociável. Não se intimide com aquilo que é dado como definitivo, a “ofertafinal”.

  2. A confiança é fundamental. Se você prometer, cumpra o prometido, dê provas de confiança, transmita credibilidade, não esconda informações importantes deixando transparecer má fé.

  3. As negociações por telefone exigem muito treinamento. Evite, se possível, por causa das decisões muito rápidas e o risco de precipitação.

  4. Não se intimide com um não. As pessoas precisam se sentir também em vantagem em uma negociação.

  5. Não espere simplesmente que o outro venha até você. Combine um encontro e compareça. A distância percorrida pode ser computada a seu favor.

  6. Inclua condições que possam não ter muita importância para você ou para o negócio em questão mas que poderá significar muito para a outra parte.

  7. Não exagere com a utilização de recursos visuais. Eles podem desviar as pessoas do motivo principal da negociação.

  8. A franqueza também é uma técnica de negociação, quando usada no momento certo, resolve impasses que pareciam impossíveis de serem superados.

  9. A agressividade inicial é superável através da tranqüilidade e da postura racional.

  10. Controle o fator emocional. Utilize o efeito surpresa, fazendo citações ou mostrando algo que possa surpreender a outra parte. Mostre que você está com todas as informações e em condições de conversar sobre o assunto.

Bons negócios e muito sucesso!

Táticas e estratégias de negociação II


Táticas e estratégias de negociação II

Negociar é uma atividade que faz parte do nosso dia-a-dia. Negociamos a toda a hora, a todo o momento em diversas situações, em casa, na escola, no trabalho, com os filhos, com os pais, com os colegas de trabalho.

Estamos apresentando, este trabalho com dicas sobre táticas e estratégias de negociação.

Espero que vocês possam aproveitar nas diversas negociações que acontecem diariamente em suas atividades.

Dez dicas sobre táticas e estratégias de negociação:

  1. Esteja atento para o conflito, coordenando formas de superá-lo. Não esqueça, muitas vezes, o acordo surge a partir do conflito.

  2. Contraponha fatores emocionais com fatos, dados concretos e informações.

  3. Quando você negociar compreenda que a sua ação gera uma reação igual, mas de sentido contrário. Isso significa que, se for agressivo, obterá agressão, se propiciar confiança criará uma predisposição positiva e assim por diante.

  4. A negociação não pode ser sempre igual, você lida com pessoas de características diferentes. Procure descobrir o perfil daquele com quem está negociando e dirija a sua argumentação em função do mesmo.

  5. Sua “lógica” ou verdade pode não corresponder à do outro. Evite certo X errado e justifique argumentos ou posturas com fatos.

  6. Esteja preparado para desenvolver contra-argumentos de acordo com a situação. Jamais vá para uma negociação com um único argumento.

  7. Descubra as necessidades reais. Parta da necessidade revelada e não apenas pressuposta, isto pode levar tempo mas, certamente conduzirá a negociação para um terreno sólido.

  8. Trabalhe com valores parciais, pois dão a impressão de serem menores.

  9. O tempo é um fator importante. Saiba usar a urgência do outro. Tome muito cuidadopara não demonstrar a sua ansiedade.

  10. A negociação parte do interesse mútuo. Por isso, tome cuidado com decisões apressadas que vão contra a qualidade.

Bons negócios e muito sucesso!


Táticas e estratégias de negociação I

Táticas e estratégias de negociação I

Negociar é uma atividade que faz parte do nosso dia-a-dia. Negociamos a toda a hora, a todo o momento em diversas situações, em casa, na escola, no trabalho, com os filhos, com os pais, com os colegas de trabalho.

Estamos apresentando, este trabalho com dicas sobre táticas e estratégias de negociação.

Espero que vocês possam aproveitar nas diversas negociações que acontecem diariamente em suas atividades.

Dez dicas sobre táticas e estratégias de negociação:

  1. Não encare a negociação como uma guerra apenas. Busque alternativas que tragamvantagens e benefícios para todos.

  2. Planeje, se possível por escrito, sua negociação. Isto lhe possibilitará maior controle e eficácia da situação.

  3. Não alimente demasiado o seu ego querendo o domínio e exclusividade de todas as idéias. Seja habilidoso em fazer com que suas idéias aparentem ser do outro.

  4. Aprenda a identificar as motivações do outro, as quais não se referem unicamente a dinheiro, mas também status, projeção, segurança e outros.

  5. Leve o outro a tomar, hipoteticamente o seu lugar. Isso o ajudará a resolver um problema que você considerava sem solução.

  6. Mostre convicção em seus argumentos, mas não inflexibilidade diante de novas idéias e condições.

  7. Estabeleça metas e expectativas altas, mas realistas com possibilidades concretas de efetivação. Ao mesmo tempo esteja atento para a satisfação das metas do outro.

  8. Não queira ser o dono da verdade ou possuir a autoridade total. Se você não estiver suficientemente preparado para a negociação, tal atitude resulta em fracasso.

  9. Peça algo em troca e acrescente vantagens extras, é só utilizar o momento psicologicamente certo, como o do fechamento do negócio.

  10. A negociação de hoje repercute na de amanhã. Estabeleça sua argumentação na premissa de que irá contatar outras vezes com a mesma pessoa.

Bons negócios e muito sucesso!


Saiba como diagnosticar a má gestão da sua empresa


Saiba como diagnosticar a má gestão da sua empresa
Debora Carrari 
A excelência na gestão não é apenas um conceito teórico sobre administração, mas uma necessidade para micro e pequenas empresas, que muitas vezes não dispõem do tempo e dos recursos necessários para colocar em prática uma estatégia de gestão que minimize os erros e garanta o melhor retorno do negócio.

Para saber se a sua empresa está sendo vítima de má gestão, existem alguns aspectos da administração da empresa que devem ser avaliados para se obter um diagnóstico que possa mostrar onde estão sendo cometidos os erros que estão comprometendo o desempenho do seu negócio. Veja quais são eles a seguir com as dicas de Alex Trindade, do blog parceiro do Sebrae Ideias para Gerentes.

Excelência

Estes cinco pontos devem ser avaliados para diagnosticar a qualidade da gestão da sua empresa:

- Miopia de mercado: não se esqueça de que pretensão é diferente de realização e resultado. Avalie se os produtos ou seviços que você oferece estão em sintonia com o mercado.

- Conflitos: Seus colaboradores são pessoas que sabem trabalhar em equipe? Como está o nível de conflito entre eles?

- Estagnação criativa: a equipe está motivada e é estimulada a gerar novas ideias? Exite um ambiente favorável que estimula a contribuição de todos?

- Falta de engajamento: sua equipe veste a camisa e está empenhada?

- Complacência: nem todo passado glorioso é garantia de um futuro glorioso. 

Avalie se não há acomodação na maneira como a sua empresa está sendo gerida.

                                                                                                                                           Época Negócios junho 26, 2011

Execução - "a Disciplina Para Atingir Resultados!"

Execução - "a Disciplina Para Atingir Resultados!" 
(Ram Charam e Larry Bossidy)

Recentemente conclui a leitura do livro "EXECUÇÃO", sem dúvida um dos melhores livros de negócios do ano. 
Os autores (Larry Bossidy e Ram Charam) conseguiram montar um livro completo, prático, objetivo e de leitura agradável. O livro tem 261 páginas e diversos estudos de caso!
Na primeira leitura você poderá achar que o livro se aplica somente a CEOs, mas na realidade boa parte da mensagem do livro ("a importância da execução") pode ser aplicada a todos. 
Qual a importância que você dá para a execução?
Pois é... A resposta parece óbvia não é mesmo? Mas o fato é que a importância que damos a execução é a mesma dada a qualquer outro processo tático, quando ela deveria ser tratada como item fundamental para que a estratégia seja bem sucedida! 
Na introdução do livro os autores citam o seguinte sobre execução:
"[Execução] é um conjunto específico de comportamentos e técnicas que as empresas precisam dominar para terem vantagem competitiva. É uma disciplina por si só!" (página 17
Mais à frente, na página 31, eles concluem com três pontos que precisamos ter em mente:
  • Execução é uma disciplina e parte integrante da estratégia; 
  • Execução é a principal tarefa do líder da empresa; 
  • Execução deve ser um elemento chave da cultura de uma empresa. 
Achei muito bons os casos que eles apresentam para análise! 
São histórias de líderes e empresas que tiveram sucesso (ou não) na execução (geralmente a identidade daqueles que se deram mal é mantida em sigilo).
O livro é dividido em três partes:
  • Porque é necessário saber executar? 
  • Os elementos da execução. 
  • Os três processos chaves da execução. 
"Navegando" pelas 3 partes é possível:
  • Entender a importância da execução na estratégia; 
  • Como ser, identificar e contratar um líder executor1
  • Aprender montar e revisar um plano estratégico focado na execução; 
  • Unir pessoas, estratégias e operações, os processos chaves da execução. 
Como vocês devem ter percebido, o livro passa por todo processo de uma organização que executa.
Recomendo que vocês leiam esse livro, indepentemente do papel exercido dentro de uma organização (ou do seu salário). 
Garanto que você vai questionar (e repensar, por quê não?) a importância dada à EXECUÇÃO. 
Arquivos da Inteligência e Carreira/Netsaber